Sobre

 

Fotos karina dias
karina dias

Artista visual e professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, atuando na graduação e pós-graduação. Pós-doutora em Poéticas Contemporâneas (UnB), Doutora em Artes pela Université Paris I – Panthéon Sorbonne.

Trabalha com vídeo e intervenção urbana, expondo no Brasil e no exterior.

É autora do livro: Entre visão e invisão: paisagem (por uma experiência da paisagem no cotidiano).Coordena o grupo de pesquisa vaga-mundo: poéticas nômades (CNPq).

Sua pesquisa está centrada nas poéticas da paisagem e da viagem, nos estudos sobre a noção de horizonte e na geopoética.

Currículo Lattes

 


Livro: 300 páginas.
Formato: 25 x 20 cm.
Preço: 60,00 R$ + Correio (Sedex ou Encomenda PAC).

Todos os trabalhos citados podem ser visualizados nos links abaixo:

Links das obras de Karina Dias citadas no livro.

Links das obras de outros artistas citados no livro.

Este livro foi patrocinado pelo FAC/Secretaria de Cultura do DF e lançado pela Editora do Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília – UnB.

O que se produz entre o olhar e o espaço cotidiano, urbano ou não, para que o pensemos como paisagem? Parto da idéia de que a paisagem se revela em meio às situações rotineiras e banais, em um movimento acelerado de pontos de vista distintos; ela é passagem, um deslocamento do olhar.

Experimentar a paisagem no cotidiano seria, então, ativar um movimento do olhar — ver e não ver se articulariam, os pontos de não-visão, de um certo estado de cegueira se transformariam em invisão, em uma visão interna. E é nesta dialética entre ver e não ver, entre não ver e ver internamente que se constitui o que aqui nomeio de paisagem. Não se trata de ver tudo, de ver em panorama, mas sim de se aproximar para habitar, de detalhar para se situar, para olhar, no espaço de sempre, a diferença.

As questões levantadas, ao longo do texto, se articulam com a prática artística da autora.

 

 

 

Você pode adquirir este livro entrando em contato diretamente com a autora ou através da loja virtual via Pagamento Digital.
Quant.: 
Em caso de problema na finalização da compra, por favor, entre em contato com a autora.
email: [email protected]