sobre

 

Fotos karina dias
karina dias

Artista visual e professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, atuando na graduação e pós-graduação. Pós-doutora em Poéticas Contemporâneas (UnB), Doutora em Artes pela Université Paris I – Panthéon Sorbonne.

Trabalha com vídeo e intervenção urbana, expondo no Brasil e no exterior.

É autora do livro: Entre visão e invisão: paisagem (por uma experiência da paisagem no cotidiano).Coordena o grupo de pesquisa vaga-mundo: poéticas nômades (CNPq).

Sua pesquisa está centrada nas poéticas da paisagem e da viagem, nos estudos sobre a noção de horizonte e na geopoética.

Currículo Lattes

 


 

Logo vaga-mundoO Grupo de Pesquisa Vaga-Mundo: Poéticas Nômades (CNPq), coordenado pela Profa. Dra. Karina Dias, reúne artistas-pesquisadores, mestrandos e doutorandos ligados ao Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Realizando pesquisas poéticas em diversas linguagens artísticas (instalação, vídeo, livro de artista, desenho, pintura, fotografia e instalação sonora), o que reúne os membros do grupo é o desejo de investigar as relações entre o homem e a paisagem, entre a imensidão dos espaços e a singularidade daquele que os percorre. Para tanto, algumas noções são fundamentais e norteiam toda a pesquisa: horizonte, paisagem, olhar, viagem, geopoética, escrita, entre outras. Aliando a prática artística, a reflexão teórica e a experiência em espaços-extremos, nossa intenção é construir uma poética nômade surgida do movimento, de nossos deslocamentos a partir de expedições artísticas em vários lugares do mundo. Desse movimento surgem as nossas coordenadas vaga-mundo: expedição, exposição e escrita.

Link: vaga-mundo